Mai 2020

10 medidas para a adaptação da Cidade no período pós-COVID-19

[+ mobilidade sustentável + resposta a alterações climáticas +  respostas habitacionais + coesão urbana e territorial + dinâmicas de proximidade]

Uma reflexão do URBinLAB: veja mais aqui. English version here.

• Aumento das áreas públicas exteriores de estadia, fruição e convívio, associadas a adaptações no sistema de mobilidade e de melhoria das condições ambientais.

• Revitalização do comércio de proximidade e reforço da componente exterior de espaços comerciais (ex. esplanadas, zonas de atendimento, zonas de espera exterior protegida), coordenada com lógicas de qualificação e vitalização do espaço público.

• Promoção de novas atividades comerciais, culturais e de fruição do espaço exterior (ex: instalações temporárias, móveis, adaptáveis), particularmente em lógicas de proximidade a áreas residenciais.

• Desenvolvimento de soluções arquitetónicas que promovam o contacto do espaço habitacional com o exterior (por ex. varandas generosas – individuais ou espaço coletivos em contexto habitacional).

• Estruturação e reforço de áreas de produção agroalimentar de proximidade e integradas nos espaços urbanos, incluindo a utilização temporária de espaços vacantes e expectantes.

• Promoção da biodiversidade no território urbano, em articulação com estratégias de reforço dos serviços de ecossistemas e de integração dos ciclos naturais no ambiente urbano.

• Alargamento de espaços de circulação pedonal, em articulação com a reorganização dos espaços de circulação e estacionamento automóvel e melhoria das condições de uso e recolha segura de bicicletas.

• Reforço do investimento em sistemas de mobilidade coletiva articulados com modos ativos e com uma rede ciclável inclusiva, alargada e integrada a nível urbano e metropolitano.

• Reforço e democratização do acesso a redes e infraestruturas digitais (free wi-fi em parques, jardins e espaços públicos), com atenção particular ao acesso por populações com carências económicas.

• Disponibilização e exploração de novas e mais formas de participação democrática e reforço da governança territorial, para envolvimento das pessoas nos processos de planeamento urbano e territorial e fortalecimento das formas de cooperação e de abordagem territorial integrada.

21 Fev 2020

URBinLUNCH

Prof. Carlos Queiroz - Narrativas de resiliência e espaços de esperança [link bio]

Dr. Bruno de Andrade - Geodesign aplicado ao engajamento cidadão no planeamento adaptivo às mudanças do clima [link bio]

Por questões logísticas, solicitamos inscrição até dia 19 de Fevereiro em: https://forms.gle/bXc2acDJpy7W1rQe7.

ACTUALIZAÇÃO - 13 às 15h, na sala Auditório Rainha Sonja (CUBO)

 

18 Fev 2020

lançamento do livro "A habitação apoiada em Portugal" de Ricardo Costa Agarez

Apresentado por Filipa Serpa 

18:30 | Ordem do Arquitectos | Travessa do Carvalho 23, Lisboa

Ensaios Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

16 Jan 2020

New book!

Public Spaces for Water: A Design Notebook

New publication by Maria Matos Silva

Available online here.

“This illustrated notebook highlights the need for a change of paradigm in current flood management practices, one that acknowledges the wide-ranging and interdisciplinary benefits brought by public space design. Reassessing and improving established flood management methods, public spaces are faced with a new and enhanced role as mediators of flood adaptation able to integrate infrastructure and communities together in the management of flood water as an ultimate resource for urban resilience."

 

11 Dec 2019

Public Space, Tourism and Mobility: Projects, Impacts and Tensions in Lisbon’s Urban Regeneration Dynamics

New publication in The Journal of Public Space, by João Rafael Santos

The paper provides insight on the relational aspects of mobility upgrade, public space renewal and inner-city urban regeneration in Lisbon central districts. Several urban projects are mapped and broadly characterised in their spatial and functional relationship with tourism. An interpretative framework that combines these projects with forms of territorialisation and critical conflicts and tensions is offered as a contribution to the ongoing discussion on touristification and its impacts in Lisbon.

Link here

6 Dec 2019

Nova publicação com contributo de Joana Lima (URBinLAB) - Housing Policy and Tenure Types in the 21st Century: A Southern European Perspective

Foi recentemente publicado o livro "Housing Policy and Tenure Types in the 21st Century: A Southern European Perspective" para o qual a Joana de Mesquita Lima contribuiu em co-autoria com colegas do ISCSP (Professora Romana Xerez, Professor Pedro Rodrigues, Mestre Francielli Dalprá Cardoso), com o capítulo Shifting from a Homeowner Society to a Rental Market? Over a decade of housing policy in Portugal, 2007-2017.

O capítulo analisa a evolução do mercado da habitação e políticas relevantes, explorando a questão da habitação própria versus a promoção do mercado de arrendamento, com contributos de Joana Lima na análise territorial. Conclui-se que embora as políticas neste período tenham começado a incidir sobre a reabilitação e o mercado do arrendamento, os dados disponíveis não demonstram evidência que tenha realmente havido uma alteração significativa no mercado do arrendamento. O trabalho de investigação realça também a necessidade de haver mais e melhores dados sobre habitação, para que as políticas de habitação do futuro possam ser desenvolvidas com base em análises mais aprofundadas.

Link para eBook Open Access

17 Out 2019

XXII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Lis-Desafios para o futuro

Conferência do Prof. Leonel Fadigas: Vale do Lis, questões de ambiente e de ordenamento

NERLEI, Leiria

2 Out 2019

Seminário URBinLAB - Grandes Desafios Urbanos

Apresentação do trabalho desenvolvido pelo grupo:

Cristina Cavaco - apresentação do URBinLAB
Filipa Serpa e Alessia Allegri - Housing & Public Space
David Vale - Urban Mobility
João Pedro Costa - Landscape & Climate Change
Luís Sanchez Carvalho - Urbanization & Planning

Mesa Redonda com:

Cristina Garrett (Direção Geral do Território), Carlos Pina (CCDRLVT), Fernando Travassos (consultor CMSetubal), Rita Jacinto (CMLisboa) e Sérgio Barroso (CEDRU). Moderação de João Rafael Santos.

Entrada livre

2 de Outubro | 14:30 - 17:30

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (sala Rainha Sonja - Cubo)

Image

Jun 2019

Seminário e Exposição "Ruínas e Terrenos Vagos: Explorações, Reflexões e Especulações"

A Equipa do Projeto NoVOID, com o apoio da FCT, os convida para o Seminário "RUÍNAS E TERRENOS VAGOS: POSSIBILIDADES DA CIDADE PERFURADA" , e para a inauguração da Exposição "RUÍNAS E TERRENOS VAGOS: EXPLORAÇÕES, REFLEXÕES E ESPECULAÇÕES", que se realizam no próximo dia 06 de junho, no Auditório do Espaço Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande, com o objetivo de apresentar e discutir o processo de investigação e os resultados finais do Projeto NoVOID - "Ruínas e terrenos vagos nas cidades portuguesas: Explorando a vida obscura dos espaços urbanos abandonados e propostas de planeamento alternativo para a cidade perfurada" (PTDC/ATP-EUR/1180/2014). O Prof. Matthew Gandy, da Universidade de Cambridge, profere a conferência final.

Inscrições através do link: Formulário NoVOID - Inscrição ou pelo email:novoid@igot.ulisboa.pt

06 de Junho | 10:00 - 18:00

Espaço Caleidoscópio - Jardim Mario Soares (Jardim do Campo Grande)

Image

Mai 2019

Open class by Leonel Fadigas

Ciclos Alimentares Curtos. Desafios para o ordenamento do território

The class is organized by the Final Master Project studio coordinated by Pedro George and João Rafael Santos and integrated in the activities of Adaptpolis research proejct and Colégio F3 - Food, Farming & Forestry.

23rd of May - 11h00

classroom 6.1.2 - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Image
Image

Mai 2019

Two lectures at KU Leuven / Faculty of Architecture - Ghent Campus

João Rafael Santos is participating as a visiting professor with two lectures at KU Leuven - Faculty of Architecture / Ghent Campus: 

  • The ground and networks of Lisbon waterfront - 15th of May
  • Decoding Lisbon's public space - 17th of May

The lectures are integrated in the activities of KU Leuven's research group Urban Projects, Collective Space, Local Identities coordinated by Kris Scheerlinck and Yves Schoonjans.

Image

Mai 2019

PAISAGENS DE LISBOA - Encontros de Urbanismo do CIUL

Maria Matos Silva is participating in the session Paisagens de Lisboa - Visão Sistémica of Encontros de Urbanismo do CIUL on the 16th of May.

Venue: CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, Picoas Plaza

Image

Mai 2019

SOFTPLAN International Workshop

The project Soft Planning and Territorial Design has promoted an international workshop and seminar on the 9th of May in ICS - Instituto de Ciências Sociais.

Program available here

Image
Image
Image

Mai 2019

Conferência

INVESTIGAÇÃO EM HABITAÇÃO. CEM ANOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM PORTUGAL 1918-2018

03 Maio 2019 | Auditório Rainha Sonja | FACULDADE DE ARQUITETURA | UL

Pólo Universitário do Alto da Ajuda, Lisboa

Numa fase de ressurgimento do debate em torno das estratégias e das políticas sobre a questão habitacional em Portugal, importa olhar para o passado para melhor planear o futuro.

Contribuindo para este debate e na sequência do lançamento do livro Habitação - 100 Anos de Políticas Públicas em Portugal: 1918-2018- resultado de um projecto de investigação promovido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a celebração do centenário das políticas públicas de habitação em Portugal - a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o CIAUD_Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design, em colaboração com o CIDEHUS_Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, juntam um conjunto de especialistas que apresentam a investigação por detrás do livro. 

A conferência INVESTIGAÇÃO EM HABITAÇÃO. CEM ANOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM PORTUGAL 1918-2018 pretende reunir académicos, representantes do poder executivo e projectistas a reflectir sobre as estratégias, as políticas e os projectos para a construção de cidades mais justas, coesas e portanto, sustentáveis. 

A conferência é promovida pelo grupo de investigação URBinLAB do CIAUD, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e conta com a participação institucional do IHRU, da Câmara Municipal de Cascais, da Câmara Municipal de Lisboa, da Domus Social*, Porto e da MatosinhosHabit*, Matosinhos. 

*a confirmar

Image

Jan 2019

URBinLAB Urbanism & Territorial Dynamics is launched.

URBinLAB – Urbanism & Territorial Dynamics is a new interdisciplinary research group at CIAUD, moving towards the future of cities and the territory. URBinLAB regards the study of urban and territorial policies, processes and forms in response to emerging societal challenges. The group was created through the convergence of three previously established research groups – LUDT/Laboratory of Urbanism and Territorial Dynamics, BEAM/Built Environment and Mobility and GERTiL/Group of Studies for the Reconstruction of East Timor. 

URBinLAB’s four research lines:

      #Housing&PublicSpace

      #UrbanMobility

      #Urbanization&Planning

      #Landscape&ClimateChange

Image

Jan 2019

Walking as a transport mode: complementarity and competition

David Vale has given a presentation at the Walking Places International Symposium, organized by DINÂMIA’CET-IUL, with the support of the Centre for Urban and Community Research, Goldsmiths University. The title of the presentation was “Walking as a transport mode: complementarity and competition“.

Image

18 Dec 2018

New book!

Ideias de intervenção em espaços urbanos abandonados – Experiências na Lisboa Oriental e Barreiro
[Ideas for intervention in abandoned urban spaces - Experiences from Eastern Lisbon and Barreiro]
(ed. Cristina Cavaco, João Rafael Santos, Eduardo Brito-Henriques)

Available online here.

Image

18 Dec 2018

New book!

Espaços de mediação infraestrutural: Interpretação e projecto na produção do urbano no território metropolitano de Lisboa – Prémio Metrópoles Ciência 2016 (João Rafael Santos)

The book is the publication of João Rafael Santos's PhD Thesis, under the aegis of Metrópoles Ciência Prize. The Prize was awarded by Área Metropolitana de Lisboa to the best academic thesis regarding the study of Lisbon Metropolis.

The book is available online here.

Image

13 Dec 2018

New book!

Habitação: 100 anos de políticas públicas em Portugal, 1918/ 2018 is a book promoted by IHRU to celebrate the 100 years of public housing policies in Portugal, coordinated by Arq. Ricardo Agarez.

 
The FA-UL team - Filipa Serpa, Manuela Fonte, Alessia Allegri, Nuno Arenga, João Pedro Costa e António Lobato Santos - participated in the chapter entitled: "Habitação de promoção pública. Da construção nova à reabilitação, uma leitura dos projetos", regarding the study of policies and publicly promoted projects for housing in Portugal considering the period between 1982 and 2018.
 

Available for download here

Image

Dec 2018

Novo capítulo: “Lisboa: população, alojamento e acessibilidade”

Acabou de ser publicado o livro Brasil e Portugal vistos desde as cidades: As cidades vistas desde o seu centro, editado pelos Professores Maria Encarnação Beltrão Sposito e José Alberto Rio Fernandes, no qual David Vale tem um capítulo designado Lisboa: população, alojamento e acessibilidade, no qual se analisam as alterações recentes em Lisboa, com destaque para o alojamento local e o aumento da dependência automóvel, demonstrado através de uma acessibilidade aos cinemas desde 1991 até aos dias de hoje.

Disponível para download aqui.

Image

Nov 2018

Deutschlandfunk interview: Traffic in Portugal On the siding

David Vale has given an interview to Tilo Wagner, from Deutschlandfunk (the German national radio) on public transport and urban mobility in Portugal. Besides the radio news (in German), a written piece can be read on their website. The translated version in English available here.  

Image

Oct 2018

New research project (FCT funding)!

SOFTPLAN - From Soft Planning to Territorial Design: Practices and prospects research project (FA/ICS) is launched.

Coord. Cristina Cavaco. Participation of Cristina Henriques, João Pedro Costa, João Rafael Santos, Luís Sanchez Carvalho

Image

Oct 2018

Interview at the national radio Antena 1

David Vale has given an interview at the national radio Antena 1, as a member of the direction of MUBi, about the recent national program Portugal Ciclável 2030 (Ciclable Portugal 2030). Several aspects of urban cycling have been discussed. Hear here (in Portuguese), starts at minute 13

Image

Aug 2018

Urban mobility and car dependency interview

David Vale gave an interview to the podcast "É apenas fumaça" on urban mobility and car dependency. See and/or ear the full interview (in Portuguese) here.

Image

Aug 2018

Espaços infraestruturais e vacância: traços diacrónicos da produção do território metropolitano de Lisboa

A mapping and discussion of vacant spaces associated with infrastructure and their evolution in Lisbon’s metropolitan territory. 

New article at Finisterra by João Rafael Santos, associated with the FCT funded NoVOID research project.

Available here

Image

Mar 2018

Seminar Da fragmentação ao projeto do território: Sintra, Cacém e os lugares da metrópole
[From fragmentation to territorial design: Sintra, Cacém and the places of the metropolis]

Adaptpolis + EUFundsImpact research projects.

Information and presentations available online here