Exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa”, uma parceria entre a UCCLA e a FAULisboa

Exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa”, uma parceria entre a UCCLA e a FAULisboa

A UCCLA e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa apresentam “Urbanismos de Influência Portuguesa

Uma mostra dos Planos de Urbanização elaborados entre 1934 e 1974, em diferentes geografias.   De 22 de outubro até 22 de janeiro de 2021, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30,  na UCCLA, Casa das Galeotas, Av. da Índia, 110 - Lisboa.

Curadoria de Maria Manuela da Fonte e Sérgio Fernandes

SINOPSE

URBANISMOS DE INFLUÊNCIA PORTUGUESA é a exposição que sintetiza os resultados de um projeto de investigação elaborado entre 2005 e 2008 na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia, e com o título ”Urbanismo Colonial – Os Planos de Urbanização nas Antigas Províncias Ultramarinas, 1934-74”. Este projeto constituiu um importante contributo para o conhecimento da evolução conceptual e metodológica da prática urbanística portuguesa num período significativo do século XX e para o estudo das influências que se estabeleceram entre Portugal e as antigas colónias, que se traduzem na vasta e intensa produção de planos de um tempo que nos está próximo e que ainda oferece um amplo campo de investigação por explorar no âmbito da área disciplinar do urbanismo.

A documentação selecionada para a exposição é uma amostra expressiva da influência do pensamento urbanístico português e dos seus atores, onde os planos são os instrumentos que sintetizam um modo de produzir cidade em diferentes territórios e que tornam possível compreender a prática do urbanismo como resposta às condições políticas, sociais e económicas.

Esta exposição propõe uma viagem pelo mundo. Não tem um itinerário, propõe antes que cada um encontre o seu mediante as suas afinidades e interesses. Independentemente dos trajetos prováveis, será sempre possível estabelecer leituras comparativas nas derivações que dele sejam feitas, sobretudo quando nos movermos pelo fascínio pelas cidades e pelos modos de as imaginar ou de as fazer.

Os curadores

Maria Manuela da Fonte e Sérgio Fernandes

Date

23 October 2020

Tags

Others